Lindezas do buriti*

Andando por esse Brasil, a gente encontra muita coisa linda feita à mão, não é verdade? Passando pela região dos Lençóis Maranhenses, facim, facim você vai ver uma diversidade de produtos feitos da palha do buriti. Um mais lindo e colorido do que o outro!

Pra conhecer melhor essa arte, conversamos com uma família de artesãos que vive da produção e venda desses produtos. A Rosa, que é a mãe do Marcos, da Rosana e da Nazarete, ensinou aos filhos a arte de bordar macramê e crochê usando a folha do buriti. Mas o trabalho da família não começa aí, começa lá em cima da palmeira, onde o Marcos pega a principal matéria-prima, o olho do buriti [pra quem tem a vista boa: o olho do buriti é essa haste no meio das folhas, como se fosse a continuação do tronco]!

O restante  da produção é impressionante porque tudo, tudo é extraído da natureza. Espie só! A Dna. Rosa pega o olho do buriti que o Marcos cortou da palmeira e descasca a folha. Daí, saem as tiras que vão virar uma espécie de linha pra bordar.

O Marcos contou pra gente como eles conseguem aquele tanto de cores, usando só objetos que apanham na natureza: o gengibre dá o tom amarelo,  o pequi, o preto; a planta anil, o azul; a salsa, o verde; o urucum, o laranja. Se quiser um colorido, é só misturar!

A família do Marcos faz parte da Associação de Artesãos e Pequenos Empreendedores (APEC). Se você visitar essa região lindíssima do nosso país, faça suas compras nas tendinhas da APEC, que fica no povoado de Cantinho. Os produtos lá são mais baratos do que em Barreirinhas, porque compramos dos próprios artesãos. A gente garante que tem muita coisa linda e 100% natureza!

Aí em cima são as lojinhas da APEC. Destaque para as várias palmeiras de buriti compondo o cenário ao fundo!

*O buriti é uma palmeira típica da região do Cerrado. Além de fornecer matéria-prima para artesanato, também tem funções nutricionais, medicinais e de higienização.

This entry was posted in Curiosidades por aí, Mundo de tecidos and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s