Tecidos diferentes

Todo mundo sabe que a matéria-prima principal da Pétxi são os tecidos, por isso, a gente está sempre de olho nas novidades nessa área. Recentemente, foram lançados alguns tecidos bem diferentes:  que se forma no corpo, outros que esfriam a pele! Resolvemos mostrar um pouquinho disso pra vocês!

Tecido que se forma no corpo

Funciona assim: em uma latinha de spray está a mistura de pequenas fibras, polímeros que fazem as fibras se unirem e solvente que faz as fibras serem aplicadas em forma líquida. Essa mistura é aplicada livremente no corpo e vai formando o tecido, sem costura, sob medida e que pode ser lavado e usado novamente! Não é demais?!

Se você não gostar do modelo, pode desfazer a roupa e reaproveitar o material! Ou pode até reciclar aquela roupa velha, usando as fibras do tecido para reaplicá-las no spray. Vale de tudo e de várias cores: lã, algodão, seda – tecidos naturais – ou os sintéticos, como náilon.

O produto, batizado de Fabrican Spray-on , é uma criação de Manoel Torres, acadêmico e estilista espanhol e Paul Luckan, especialista em tecnologia de partículas. Mas o tecido não vai favorecer só o mercado da moda. Os criadores também exploram o uso em bandagens médicas, lenços umedecidos, estofados para móveis e carros. Podemos testar nas bolsas Pétxi?

Tecido que esfria

Estamos quase no inverno e um pouco longe de sentir calor, mas já tem gente resolvendo nossos problemas! A empresa Columbia acaba de lançar o Omni-Freeze Ice, um tecido que resfria e seca a pele. É assim: as fibras que compõem o material são coladas por um composto que é ativado quando molhado (certamente com o suor!) e reduz a temperatura da roupa. Ou seja, basta você andar alguns metros usando esse tecido e irá sentir a pele fresca e seca. Para assistir a um vídeo demonstração, clique aqui.

Não, as soluções para o calor não acabaram! Uma loja de ternos japonesa, Aoki, e a Universidade Shinshu lançaram recentemente um tecido que promete resfriar o corpo em até 10°C.

O Premium Air Cool Suit vai acabar com a reclamação dos rapazes que passam o dia todo com o terno. O tecido do qual é feito filtra os raios infravermelhos e repele os ultravioletas, que gera o resfriamento. Acesse o site da loja e compre o seu – ou o do seu amorzinho!

This entry was posted in Curiosidades por aí, Mundo de tecidos and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s